BELO MUNDO

Tarcísio Gurgel * - tarsousa@terra.com.br 


 

          Viajando pela Alemanha

BERLIN

Viajar pela Alemanha tem sido a realização de inúmeros turistas no período tardio, após a II Guerra Mundial. A Copa do Mundo em 2006 foi marco fundamental, pela intensa divulgação na mídia das suas principais cidades. Alojado em família amiga - os Bodenmueller, tive na cidade de Stuttgart a base das minhas visitas “inter-cities”. Das cidades visitadas destacaria Berlim. É um marco histórico, cultural, social e de modernidade na Alemanha. É a cidade mais vibrante, mais agitada e “descolada” do país. Entronizada desde 1990 como Capital da Copa, é o maior aglomerado urbano e a cidade que mais oferece o que ver ou fazer . Na época da Guerra Fria com o seu muro, foi um bloqueio cultural cujo resgate veio após sua queda como um verdadeiro “boom” que se confirma nos tempos atuais.  

Visitar os lugares caminhando é indispensável. Conhecer Potsdamer Platz é um dos lugares mais modernos do país, arranha-céus futuristas, projetos dos famosos Renzo Piano, Arata Isozaki e o alemão Helmut Jahn. Para os cinéfilos , The Sony Center, salas de cinemas com filmes e os objetos de grandes artistas de cinema e no Museu do Filme Postdamer Platz 2 estão em cartaz  a história dos famosos Marlene Dietrich e Fritz Lang.

Bateau Mouche

 

 

 

 

 

 

Vista do rio Spree

O Portão de Brademburg hoje plenamente restaurado, é um marco histórico e arquitetônico incontestável, guarda no dia 9 de novembro de 1989 seu momento histórico de reunificação. O Parlamento Alemão é um imponente edifício, visível logo ao sair da estação ferroviária, onde foi assinado o Tratado da Reunificação, aberto a visitação. Incluir ainda a visita à Prefeitura Vermelha Rotes Rathaus, atual sede do Senado. Museus são incontestáveis como o Perganon. A galeria Gemaldega abriga a principal pinacoteca do estado. Um passeio em Bateau Mouche pelo Rio Spree é um encantamento.

Estou certo do resgate no tempo deste povo cheio de criatividade, inibida pelos “anos frios” mas que mostra ao mundo o seu valor pela sua restauração, orgulhoso deste processo, integrado na harmonia arquitetônica, ecológica e global. 

Arquitetura moderna de Berlin

 

* Tarcísio Gurgel é médico

 

OUTRAS COLUNAS

 

TOPO

MENU

INDIQUE SITES

CIDADES DO RN

FALE CONOSCO