OBSERVANDO

Wellington Medeiros (*)

welingtonmedeiros@bol.com.br 


 

TÚNEL DO TEMPO

            Wellington Medeiros*

 

Esta semana será marcada por duas homenagens que só o tempo - como está no Eclesiastes 3: “O que é, já foi; e o que há de ser, também já foi; e Deus pede conta do que passou” - é capaz de construir. Uma, na sexta-feira, 18, ao senador José Agripino, pelos 30 anos de vida pública. Haverá um Seminário promovido pelo Democratas, com a presença em Natal de lideranças nacionais do partido. A outra, sábado, 19, pelos 100 anos do ensino profissionalizante no Rio Grande do Norte, a cargo dos ex-alunos da Escola Industrial de Natal, Escola Técnica Federal e Centro Federal de Educação Tecnológica - CEFET-RN, hoje Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia – IFRN.

Eventos diferentes, embora convergentes – o primeiro, na política e o outro na área educacional – pelos relevantes serviços que prestam ao longo desses anos ao Rio Grande do Norte. Do atual senador-líder do DEM na mais Alta Câmara do país, fui auxiliar direto, ao presidir nos seus dois governos (15/03/1983 – 15/05/1986 – 15/03/1991 – 30/03/1994) a Imprensa Oficial do Estado. Da Escola Industrial, aluno de 1959 a 1966 – ginasial e técnico da primeira turma formada em Mineração. Hoje, nessa trilha, garimpo no túnel do tempo.

Do político, extraio da memória a campanha popular que o alçou definitivamente à vida pública, em 1982, depois de administrar a Prefeitura de Natal, o entusiasmo com que o prefeito e governador do Estado por dois mandatos conduziam programas e realizações que são ícones indeletáveis: Na Prefeitura, o programa alimentos baratos – em especial galeto e peixe do então Frigonat – e o programa habitacional Pró-morar; no Governo, incremento do turismo – através da consolidação da Via Costeira; em Brasília, o Código de Defesa do Consumidor – Lei número 8.078, de 11 de setembro de 1990 - do qual foi o presidente da Comissão Mista de elaboração e a luta pelo fim da CPMF, em 13 de dezembro de 2007, ações que ganharam dimensão nacional.

Daí, o largo sorriso que abriu nesta sexta-feira à noite ao ser entrevistado no jornal “Tropical Notícias” pela jornalista Kaline Mesquita. Indagado sobre os 19 anos do Código de Defesa do Consumidor - tema de reportagem inserida no mesmo informativo de TV – lembrou detalhes do funcionamento da comissão mista do Congresso que culminou com a implantação de uma das leis mais populares do país. O sorriso deveu-se a um comentário da apresentadora sobre a lista do DIAP/2009 que o aponta mais uma vez como um dos “cabeças” do Congresso Nacional. Lembrou que, apesar daquele trabalho, em 1990, naquele ano não recebeu a distinção do DIAP, o que se repete nesses últimos dez anos, consecutivamente.

Os 30 anos de vida pública serão marcados pela realização do I Seminário de Gestão Municipal, com a presença de lideranças nacionais, entre outras o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab e o governador do Distrito Federal, Roberto Arruda. “Novas Idéias para um futuro de Excelência” é o tema central do evento que reunirá prefeitos tanto do DEM como de outros partidos convidados, no Ocean Palace – Via Costeira. E, com certeza muitas outras lideranças dos mais diversos partidos que tem no senador José Agripino não um adversário, mas um concorrente cujas armas estão na vida pública transparente, motivo de respeito pelos adversários e de orgulho de todos os norte-rio-grandenses.

Já o centenário da Escola Industrial - inicialmente Escola de Aprendizes Artífices e Liceu Industrial - agora IFRN, irá ocorrer no dia 23. Nesta data, o então Presidente Nilo Peçanha assinava o decreto de criação de 19 Escolas, entre as quais a de Natal, instalada em janeiro de 1910. Mas, os ex-alunos programam já para este sábado, 19, no Clube da Petrobras (CEPE), a IV Festa, desta vez para comemorar o Centenário, cujo ponto alto será a reinauguração, dia 23, às 16 horas, do prédio da Avenida Rio Branco, 743, Cidade Alta.

A EIN, até alguns meses um mostrengo prestes a desabar no centro da capital, está restaurada, imponente e pronta a prestar novos e relevantes serviços à educação e agora também às artes. Já ao Senador José Agripino, pela sua história, experiência e disposição de trabalho e de luta que marcaram essas três décadas, será mais do que uma homenagem. É que “ao prestar conta do que passou” – para voltar ao Eclesiastes – terá o reconhecimento em níveis estadual e nacional a um trabalho que constrói, honra, dignifica e orgulha o Rio Grande do Norte.

 

 

(*) Wellington Medeiros é Jornalista. 

. Artigo publicado também no Jornal de Hoje, edição de 14.09.2009

 

 

COLUNAS ANTERIORES

AGORA É SEM LIMITE CARTEIRADA UNIÃO DOS CONTRÁRIOS EIN, AFINAL RESTAURADA OS DECANOS RESGATE ECOLÓGICO TRAGÉDIA E ÁLCOOL CAMINHO DAS PEDRAS MOMENTOS MÁGICOS O TRABALHO E A CRISE A SEMANA, A PÁSCOA E NÓS DANO MORAL DO PAPEL AO CD-ROM LINGUAGEM CELESTE LUTA DESIGUAL ORAÇÃO E METEOROLOGIA DIA DO REPÓRTER REALIDADE E FICÇÃO TEMAS EM PAUTA DIVALDO FRANCO O PODER FAZ AUTOCRÍTICA MUDANÇAS DE HUMOR O INSTITUTO DOS LUSÓFONOS HAJA SAUDADE NATAL DOS SONHOS DEBATE PELA PAZ ASSÉDIO LEGAL AS DIFERENÇAS CASOS DE POLÍCIA PERSPECTIVAS ENCONTRO COM O SILÊNCIO FIO DE ESPERANÇA A CAMPANHA E A LEI  AS ARIRANHAS E O JH LAVOISIER, ANOS 80 O REENCONTRO O PODER DO VOTO TUDO POR UM CLIPE CRIANÇA NO TRÂNSITO O DECÁLOGO ELEITORAL A CAMINHO DO CENTENÁRIO NO LIMITE DA PACIÊNCIA O PALANQUE E O TEMPO DÚVIDAS E RESPOSTAS A IRONIA DO SACRILÉGIO ESCOLA NA MEMÓRIA O BLOCO DO TEMPO MÉDICOS VETERINARIOS MEDO DE CHUVA TOLERÂNCIA ZERO VÉSPERA DE SÃO JOÃO RESSONÂNCIA MAGNÉTICA FATOS E FESTAS DENGUE E COMUNICAÇÃO A BATALHA DO BEM VIAGEM PRÉ-ELEITORAL A DERROTA DE TODOS ISABELLA E AS MÃES PROIBIÇÃO EM DOSE DUPLA POSSE E HOMENAGEM HISTÓRIA PASSADA A LIMPO DENGUE NO ROL DAS MAZELAS APESAR DE TUDO REFLEXÕES EM CLIMA DE FÉ NÓS E A INSEGURANÇA QUESTÃO DE TEMPO CBN 12 ANOS ESCOLA EM RECUPERAÇÃO JUSTIÇA E CIDADANIA RESGATE DO CARNAVAL TRÂNSITO EM MÃO ÚNICA CAMPANHA 2008 CARROÇA E MEIO AMBIENTE A FESTA E O RETROVISOR É NATAL! ESPAÇO 24/31 RAIVA LICEU, O BOM DEBATE A FAMA E O ÁLCOOL JH, DEZ ANOS O LIVRO DE AGNELO A LENDA E A LÓGICA PROGRAMA DE FINADOS GALERA DAS ANTIGAS O LICEU DE TODOS IMPÉRIO DA LEI O PERIGO MORA AO LADO NOVO RUMO SEMANA DO TRÂNSITO OS ANIMAIS E A POLÍTICA SINAIS DE ALERTA UMA ESCOLA E SEUS PARADOXOS O JOVEM E O TRÂNSITO PRESTANDO CONTAS GRITO QUE INCOMODA RABO DE FOGUETE THEODORICO - 104 ANOS OS HERÓIS E AS SEMELHANÇAS SEARA ALHEIA SERVIÇO PÚBLICO LICEU DAS ARTES CERCO AO TRÁFICO CAFÉ SÃO LUIZ O DEVER DE TODOS ÁLCOOL É POLÍTICA MARKETING RELIGIOSO O BENEFÍCIO DA DÚVIDA  A SEMANA DAS MÃES O MESTRE E A MÁQUINA O GRANDE GIBSON DO TWI AO GESPÚBLICA - O DIREITO E O TEMPO DE TEMPOS E TEMPOS DIA DE SÃO JOSÉ CRIME AMBULANTE  AS INTERNAUTAS DOS MALES, OS PIORES TEMPERATURA MÁXIMA ELAS E A LEI DESORDEM NO PROGRESSO FAÇA-SE JUSTIÇA WANILDO NUNES A PRECE DO POVO ATÉ 2007 FM, NOVO DESAFIO AS IMAGENS DANÇA NO GELO A PADROEIRA A VITÓRIA DE BABÁ SEMPRE VERÃO A FESTA CONTINUA CONTAGEM REGRESSIVA MATA GRANDE FATOS E VOTOS BOAS E MÁS NOTÍCIAS ASTRAL DOS CANDIDATOS ORTEGA E O VOTO DO LICEU AO CEFET A RETA DE CHEGADA BARRIGA DO ALUGUEL FOLCLORE ELEITORAL CLARICE PALMA DO BOATO À INTERNET LOCUÇÕES ELEITORAIS MEMÓRIA VIVA RÁDIO RDJ SEGUNDO TEMPO CEMITÉRIO DO ALECRIM OS AVANÇOS DA JUSTIÇA A SEMANA ANTIDROGAS É UMA FESTA SÓ DA NOSSA NATUREZA HORA DE DECISÕES OS COMERCIAIS ONDE ESTÁ O ATENDIMENTO? ALUÍZIO ALVES

Leia também a coluna Notícias, de Wellington Medeiros, no Site da Rede Tropical

 

TOPO

MENU

INDIQUE SITES

CIDADES DO RN

FALE CONOSCO