O Rio Grande do Norte para todo o Mundo

Natal Rio Grande do Norte Notícias Agricultura Cidades Comércio Comunicação Cultura Educação Entidades EntretenimentoEsporte Indústria Informática Pessoais Poder Público Política Religião Saúde Serviços Turismo

FOTOS

NOTÍCIA NATAL RN 

18/05/2007

Movimento quer fim da propaganda de bebida

O Movimento Propaganda Sem Bebida acaba de atingir a marca de 700 mil assinaturas em defesa da proibição total das propagandas de cerveja e de outras bebidas alcoólicas. A meta é atingir em breve um milhão de assinaturas, que serão entregues ao Congresso Nacional.

Os abaixo-assinados preenchidos se encontram na sede do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp).

Lançado em 2004, o Movimento é liderado pelo Cremesp e pela Unidade de Álcool e Drogas (Uniad) da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Reúne mais de 350 entidades da sociedade civil, entre ONGs que trabalham com dependência química e saúde mental, igrejas, universidades, serviços de saúde, entidades de defesa do consumidor, entidades médicas, entre outros.

As entidades que compõem o Movimento Propaganda Sem Bebida apóiam o governo federal, o Ministério da Saúde e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) na definição de novas regras para as propagandas comerciais de bebidas alcoólicas.

Ao mesmo tempo, alertam que não bastam apenas alterações nos conteúdos das propagandas, com inserção de mensagens de advertência sobre o risco do consumo do álcool para a saúde. O Movimento também considera um avanço, porém insuficiente, a revisão parcial do horário de veiculação das propagandas de cerveja (a proposta do governo é que sejam proibidas antes das 20 horas). Isso porque continuarão liberadas nos intervalos de programações assistidas por grande contingente de crianças e jovens.

Além de apoiar as medidas propostas pelo Ministério da Saúde, as entidades querem a aprovação, pelo Congresso Nacional, de lei semelhante à que vigora atualmente e que proíbe as propagandas de cigarro. O Movimento quer a proibição total das propagandas de cerveja e de outras bebidas em todos os meios de comunicação, em eventos esportivos, culturais e sociais.

Apoio

A proposta do Movimento conta com o apoio do Conselho Nacional de Saúde, que aprovou Moção favorável.

O Movimento Propaganda Sem Bebida lançou a campanha que traz o mote: "Você confia seus filhos a ela e tudo que ela faz é falar de bebidas na frente deles. Pela proibição da propaganda de cervejas e outras bebidas alcoólicas. Proteja nossas crianças".

A campanha foi baseada em pesquisas que apontam um padrão de consumo abusivo e cada vez mais precoce no Brasil, entre os adolescentes e jovens. Além de estudos epidemiológicos e comportamentais realizados no país, há diversas experiências internacionais bem sucedidas de diminuição do consumo e do impacto do álcool após proibição ou restrição da propaganda.

O material da campanha está disponível no site:www.propagandasembebida.org.br

Quem quiser participar da campanha, basta imprimir o abaixo-assinado pelo site e enviar pelo Correio para a sede da Cremesp: Rua da Consolação, 753, São Paulo, CEP: 01301-910. Mais informações - (11) 3017-9364

---

Fonte: Maxpress/Notícias. Data: 16/05/2007

 


INDIQUE SEU SITE

MENU

TOPO

FALE CONOSCO 

SOBRE O RNSITES