História do Rádio
Novembro de 2010

WALTER MEDEIROS

walterm.nat@terra.com.br 




Um filho internado numa clínica, uma mãe esperançosa no resultado do tratamento para recuperação de dependência química, uma carta onde são colocadas muitas emoções de quem vive um dos problemas mais preocupantes da atualidade. Eis uma peça que, mesmo em meio à tristeza dos fatos, e talvez por isso mesmo, é um belo desabafo de quem espera dias melhores junto ao seu ente querido. O nome da autora é omitido, para preservar a identidade do adicto. Mas podemos dizer que é uma portuguesa e que este seu texto está tendo uma grande repercussão na Europa e no Brasil.

 

 PUBLICADA EM 13.11.2010

 

Carta ao meu filho

 

Olá P, 

É meu maior desejo que te encontres bem e, como sabes, fico muito feliz que tenhas decidido voltar à Instituição que sempre me suscitou confiança e apreço, para terminares a fase de recuperação de que (acredito) necessitas.

Acredito que te sintas muito bem pela decisão que tomaste – desta vez foste tu a decidir por ti mesmo, em consciência e, só assim (a experiência nos tem revelado) o internamento pode resultar melhor.

Vou responder-te desta forma e só agora, pois, tal como tu, tenho as minhas dificuldades e penso sempre nas implicações que podem ter as palavras reveladoras de atitudes e de sentimentos.

Por isso creio ser melhor que esta “carta” seja lida na companhia de um orientador/terapeuta do programa em que estás inserido.

Assim sendo digo-te:

- Conta comigo para, em oração e meditação, te desejar um caminho de boa recuperação, de paz, amor e luz.

- Conta comigo para, ao me libertar de qualquer ressentimento, possa ajudar a te libertares também.

- Conta comigo para, reconhecer o teu esforço de assumires a responsabilidade (não a culpa – esta não nos deixa crescer e por isso desejo que te libertes dela) que te cabe e, ao fazeres reparações, além de aos outros mas especialmente a ti mesmo, conseguires o equilíbrio e a harmonia interior para obteres uma vida plena.

- Conta comigo para, compreender que é bom para ti, te concentrares na tua recuperação, mas que não continues a fazer disso uma elevação do teu ego quando dizes: “EU preciso que me ajudes mais uma vez”.

Esta frase pode parecer (e ser) humilde e convicta mas, sendo a doença traiçoeira, ela pode revelar que só te continua a interessar o que TU precisas sem considerar (ou subestimando) o que os outros (eu mesma) precisam.

- Conta comigo para me manter concentrada (para teu e meu bem) naquilo que continuo a sentir ser bom para todos – que consigas ir bem fundo de ti mesmo e não vejas em mim o elemento para a tua recuperação, e, muito menos, me faças sentir responsável por ela – Não tens culpa da doença (eu também não) mas só tu és, ou podes tornar-te, o responsável por recuperar, com boa vontade dia-a-dia...

- Conta comigo para, o perdão como cura de todas as feridas.

Na minha recuperação tenho como experiência que só o perdão e o amor podem salvar as vidas de TODOS que foram atingidos, quer pelo uso quer pelo conviver e ser familiar de adito.

Por tudo isto e muito mais (precisaria de outra vida para o relatar e de estabilidade emocional para o “repisa”), resumo que, podes contar com o amor que sinto – sempre senti – por ti, apesar de…e por isso mesmo.

O amor sente-se…não se dá!

- Ninguém pode doar (partilhar) o que não sente em si mesmo e ninguém pode ser ou sentir-se CULPADO por não o sentir – precisa sim, de rever e tentar reparar o seu interior…amar-se…deixar-se amar…e amar. Acredito assim poder fluir o amor entre todos - sem cobranças, imposições, manipulações ou punições a quem quer que seja, incluindo a nós mesmos.

Aprendi a amar incondicionalmente…a mim e aos outros.

Amo-te com o amor de atitudes firmes para te deixar crescer e assumires o controlo da tua vida – posso estar errada para muitos…posso não estar a fazer o que o teu EU precise ou queira, posso continuar a não ser compreendida pela maioria das pessoas, mas acredito (pela Graça, bondade e orientação de Deus), estar a fazer o que é bom para a minha recuperação, pelo meu bem-estar emocional e espiritual e assim contribuir para uma vida de equilíbrio entre todos.

Hoje, sinto a vida em constante renovação e por isso interiorizei e partilho contigo também, que, tudo o que possa acontecer nas nossas vidas será (terá que ser) sempre diferente…nada voltará a ser o que era ou foi…O CAMINHO É PARA A FRENTE! …VIDA NOVA - RENOVADA E EM CONSTANTE RENOVAÇÃO!

Farei, com ajuda de Deus, a minha parte e desejo que faças a tua.

Fica em serenidade e recuperação Só Por Hoje e que seja para sempre.

Recebe o meu carinho com amor e beijo de coração

 

Da Mãe do coração e “pele”

 

 

 

COLUNAS ANTERIORES

CRÔNICAS E OUTROS ARTIGOS

BELA PÁGINA MUSICAL 

 

HISTÓRIA DO RÁDIO

O QUE NATAL DEVE A MARILENE DANTAS

AMOR À CHILENA

O HOMEM DO IBGE

O BEM-TE-VI E OUTROS PASSARINHOS

UMA CORTINA SEM FIM

GRANDEZAS DO ARAGUAIA

HIGIENE MENTAL E LIXO

ANISTIA PARA LUIZ, ONDE ESTIVER

OS GATOS DO CALÇADÃO

POR QUE BEBEM

NATAL EM LISBOA 

TV, BOMBRIL E SAÚDE MENTAL

ALCOOLISMO, ALCOÓLICOS ANÔNIMOS E A JUSTIÇA

UM TIRO NO FOOT

ATENDIMENTO AOS APRESSADOS

SE SE CALA O CANTOR

QUALIDADE PELO TELEFONE

LEMBRANÇAS DA FARDA CAQUI

SENTIR BRASÍLIA

UMA HOMENAGEM A LOIS

EM BUSCA DE UM AMIGO

COMÍCIO DA SÉ, 25 ANOS

MÉDICOS PRECIPITADOS

UMA SAUDADE A MAIS

ISRAEL BOMBARDEIA A HUMANIDADE

CUIDADO COM AS FLORES

ESPECIAL: SEU SEBASTIÃO - 92 ANOS DE BELAS HISTÓRIAS

RESSONÂNCIA HUMANIZADA

ESTUPIDEZ NO SHOPPING DO CARRO

MÉDICOS DE HOJE

MAIORIDADE AOS 16

HUMANIZAÇÃO EM LABORATÓRIOS

IMIGRAÇÃO E COLONIALISMO

TROTE - SOBRE CALOURADA DA UFRN

 ALGO INVISÍVEL NO ATENDIMENTO

DUARTE E SEU JOAQUIM

AL-ANON, UM RECURSO A MAIS PARA PROFISSIONAIS

EXPLICAÇÕES SOBRE A AUTO-HEMOTERAPIA  

O CLIENTE PERDIDO

CACHAÇA NO HOSPITAL

MEDICINA E ARTE

DESCULPAS INÓCUAS

NINGUÉM MERECE!

EVITE O PRIMEIRO ATRITO

PSICOLOGIA NO HOSPITAL

ESTUPIDEZ CONTUMAZ

O VENDEDOR DEZ EM UM

HUMOR NO ATENDIMENTO

GEOGRAFIA DA VENDA

AMIGO TAMBÉM ERRA

QUALIDADE NOS SERVIÇOS DE SAÚDE

MEDICINA DESUMANA

ATITUDES CORRETAS

 

A HIGIENIZAÇAO DO DOENTE

 

 
 

TOPO

MENU

INDIQUE SITES

CIDADES DO RN

FALE CONOSCO