História do Rádio
Artigos - Novembro de 2010

WALTER MEDEIROS

walterm.nat@terra.com.br 



 

BELA PÁGINA MUSICAL

11.11.2010

--- Walter Medeiros* – waltermedeiros@supercabo.com.br

Um momento muito emocionante da música potiguar foi exibido na quinta-feira, 11.11.2010, quando a TV-U apresentou o belo programa Memória Viva com a entrevista de Terezinha de Jesus a Tarcísio Gurgel, Leide Câmara e Enock Domingos. Uma trajetória de vida digna de registro, da menina do interior que na capital descobriu seus dotes musicais e na cidade grande transformou-se em musa do Brasil inteiro.

Aquelas canções dos sucessivos discos de Terezinha de Jesus (que tinha o apelido, entre os amigos, de “Tiazinha” ainda nos anos setenta) têm um significado único na história da música brasileira. Trata-se de um padrão que só ela, com a sua voz encantadora e aquele vigor estonteante poderia soltar e embalar tantas platéias.

Terezinha de Jesus fez parte de um momento musical muito frutífero, no qual ela garantiu presença entre os melhores. Em alguns instantes, inclusive, teve seu apogeu, tornando-se o destaque em todo o país. Tivemos a sorte de observar atentamente aqueles dias de maior glória da nossa conterrânea, cujas qualidade musicais não a fizeram um simples produto, mas sim uma artista de verdade.

Durante a entrevista, Tarcísio Gurgel fez uma pergunta cuja resposta já sabia que não seria tão fácil: por que Terezinha de Jesus resolveu deixar o Rio de Janeiro em voltar a morar em Natal, onde reside até hoje? Tranquila, simples e humilde, a entrevistada explicou que depois de um tempo diminuíram as apresentações, acabou o contrato com gravadora e, espelhando-se em exemplo de artistas que voltam para suas terras e ficam viajando para realizar os trabalhos, resolveu voltar. E completou que os convites não apareceram mais.

Depois dessas explicações, no entanto, a cantora de “Vento Nordeste”, “Prá incendiar teu coração” e tantos outros sucessos foi incisiva e expôs aquele mesmo vigor de quando animava as multidões com imensa energia, para dizer da sua certeza de que desejava fazer muito mais na sua profissão. E disse que ainda deseja fazer muito mais, tanto que continua cantando e agora é também, compositora.

Diante daquela revelação, a pesquisadora e entrevistadora Leide Câmara registrou que o sucesso de Terezinha de Jesus foi todo calcado em discos de vinil. Por isto, aproveitou para defender que é hora de gravar um CD, uma nova peça que falta na carreira da artista. Uma idéia oportuna e que precisa ser posta em prática. Terezinha de Jesus merece viver esse novo momento, com novos sucessos. Seu público também merece e espera. E sua trajetória nos deixa a certeza de que estará, com essa gravação, escrevendo mais uma bela página da história da música.

*Jornalista

 


COLUNAS ANTERIORES

CRÔNICAS E OUTROS ARTIGOS

HISTÓRIA DO RÁDIO

O QUE NATAL DEVE A MARILENE DANTAS

AMOR À CHILENA

O HOMEM DO IBGE

O BEM-TE-VI E OUTROS PASSARINHOS

UMA CORTINA SEM FIM

GRANDEZAS DO ARAGUAIA

HIGIENE MENTAL E LIXO

ANISTIA PARA LUIZ, ONDE ESTIVER

OS GATOS DO CALÇADÃO

POR QUE BEBEM

NATAL EM LISBOA 

TV, BOMBRIL E SAÚDE MENTAL

ALCOOLISMO, ALCOÓLICOS ANÔNIMOS E A JUSTIÇA

UM TIRO NO FOOT

ATENDIMENTO AOS APRESSADOS

SE SE CALA O CANTOR

QUALIDADE PELO TELEFONE

LEMBRANÇAS DA FARDA CAQUI

SENTIR BRASÍLIA

UMA HOMENAGEM A LOIS

EM BUSCA DE UM AMIGO

COMÍCIO DA SÉ, 25 ANOS

MÉDICOS PRECIPITADOS

UMA SAUDADE A MAIS

ISRAEL BOMBARDEIA A HUMANIDADE

CUIDADO COM AS FLORES

ESPECIAL: SEU SEBASTIÃO - 92 ANOS DE BELAS HISTÓRIAS

RESSONÂNCIA HUMANIZADA

ESTUPIDEZ NO SHOPPING DO CARRO

MÉDICOS DE HOJE

MAIORIDADE AOS 16

HUMANIZAÇÃO EM LABORATÓRIOS

IMIGRAÇÃO E COLONIALISMO

TROTE - SOBRE CALOURADA DA UFRN

 ALGO INVISÍVEL NO ATENDIMENTO

DUARTE E SEU JOAQUIM

AL-ANON, UM RECURSO A MAIS PARA PROFISSIONAIS

EXPLICAÇÕES SOBRE A AUTO-HEMOTERAPIA  

O CLIENTE PERDIDO

CACHAÇA NO HOSPITAL

MEDICINA E ARTE

DESCULPAS INÓCUAS

NINGUÉM MERECE!

EVITE O PRIMEIRO ATRITO

PSICOLOGIA NO HOSPITAL

ESTUPIDEZ CONTUMAZ

O VENDEDOR DEZ EM UM

HUMOR NO ATENDIMENTO

GEOGRAFIA DA VENDA

AMIGO TAMBÉM ERRA

QUALIDADE NOS SERVIÇOS DE SAÚDE

MEDICINA DESUMANA

ATITUDES CORRETAS

 

A HIGIENIZAÇAO DO DOENTE

 

 
 

TOPO

MENU

INDIQUE SITES

CIDADES DO RN

FALE CONOSCO