Artigos - Outubro de 2010

WALTER MEDEIROS

walterm.nat@terra.com.br 



 

AMOR À CHILENA

14.10.2010

--- Walter Medeiros* – waltermedeiros@supercabo.com.br

Aquele homem – Manuel González – entrou na cápsula nunca antes usada por um ser humano, para percorrer um caminho nunca antes percorrido, com uma total incerteza sobre o resultado, num verdadeiro salto no escuro, com o único objetivo de ajudar seus semelhantes. Os que ficaram para trás, no solo, entoaram um cântico que os antropólogos, psicólogos e outros doutores talvez um dia expliquem, para dizer ao mundo que naquele momento estava sendo concebido um herói.

Ele seria gestado durante um dia inteiro, ao chegar à caverna com setecentos metros de profundidade; ao abraçar cada um dos 33 mineiros soterrados na mina San José, em Copiapó, Atacama, Chile; ao orientar cada um sobre a forma de ganhar nova vida, subindo por aquele túnel vertical para inaugurar experiência jamais utilizada; ao ficar tão solitário por cerca de meia hora, até chegar, por último, à superfície inundada de emoções por pessoas, gestos, pensamentos e desejos que chegavam para demonstrar que o mundo inteiro estava solidário com todos eles.

Naquele momento nascia um novo herói, sob o manto protetor do universo, da natureza, que concatenou para que tudo saísse conforme programado, sem qualquer problema operacional. Ficou na memória, para sempre, seu gesto solitário acenando para a câmera antes de ingressar na cápsula que encerraria o resgate dos mineiros e que ficará na história da humanidade.

Lá fora, aquele desfile contagiante de amor familiar, que teve tantos momentos apoteóticos: da saída/chegada do primeiro mineiro resgatado; do surgimento de cada um dos outros soterrados; da chegada/saída do último mineiro e do regresso dos heróicos socorristas, que desceram ao buraco quente e apertado daquela mina, para aflição de todos os que fixavam os olhos na tela da TV. E o entoar do hino nacional chileno, cantado com tanta altivez e orgulho patriótico por todos os que festejavam o grande feito, pelo país inteiro.

Em cada grito de “Chi Chi Chi Lê Lê Lê” estava contido o desabafo vitorioso de quem denominou de Fenix aquela pequena cápsula salvadora, certamente energizada por tanto poder advindo do ressurgir sucessivo, depois dos imensos terremotos da sua história, inclusive aquele que enfrentaram de forma tão comovedora, já neste ano. Aos poucos assistíamos a consolidação de um plano de resgate excepcional, que expunha uma prática organizacional de excelente qualidade.

Impossível assistir aquelas cenas, cheias de emoções e exemplos, sem passar também por uma forte mudança, resultante dessa nova experiência em si. Momentos de solidariedade, moral, garra, coragem e heroísmo, que renovam a fé num mundo melhor, mais justo, mais humano.

*Jornalista

 

COLUNAS ANTERIORES

 

CRÔNICAS E OUTROS ARTIGOS

O BEM-TE-VI E OUTROS PASSARINHOS

UMA CORTINA SEM FIM

GRANDEZAS DO ARAGUAIA

HIGIENE MENTAL E LIXO

ANISTIA PARA LUIZ, ONDE ESTIVER

OS GATOS DO CALÇADÃO

POR QUE BEBEM

NATAL EM LISBOA 

TV, BOMBRIL E SAÚDE MENTAL

ALCOOLISMO, ALCOÓLICOS ANÔNIMOS E A JUSTIÇA

UM TIRO NO FOOT

ATENDIMENTO AOS APRESSADOS

SE SE CALA O CANTOR

QUALIDADE PELO TELEFONE

LEMBRANÇAS DA FARDA CAQUI

SENTIR BRASÍLIA

UMA HOMENAGEM A LOIS

EM BUSCA DE UM AMIGO

COMÍCIO DA SÉ, 25 ANOS

MÉDICOS PRECIPITADOS

UMA SAUDADE A MAIS

ISRAEL BOMBARDEIA A HUMANIDADE

CUIDADO COM AS FLORES

ESPECIAL: SEU SEBASTIÃO - 92 ANOS DE BELAS HISTÓRIAS

RESSONÂNCIA HUMANIZADA

ESTUPIDEZ NO SHOPPING DO CARRO

MÉDICOS DE HOJE

MAIORIDADE AOS 16

HUMANIZAÇÃO EM LABORATÓRIOS

IMIGRAÇÃO E COLONIALISMO

TROTE - SOBRE CALOURADA DA UFRN

 ALGO INVISÍVEL NO ATENDIMENTO

DUARTE E SEU JOAQUIM

AL-ANON, UM RECURSO A MAIS PARA PROFISSIONAIS

EXPLICAÇÕES SOBRE A AUTO-HEMOTERAPIA  

O CLIENTE PERDIDO

CACHAÇA NO HOSPITAL

MEDICINA E ARTE

DESCULPAS INÓCUAS

NINGUÉM MERECE!

EVITE O PRIMEIRO ATRITO

PSICOLOGIA NO HOSPITAL

ESTUPIDEZ CONTUMAZ

O VENDEDOR DEZ EM UM

HUMOR NO ATENDIMENTO

GEOGRAFIA DA VENDA

AMIGO TAMBÉM ERRA

QUALIDADE NOS SERVIÇOS DE SAÚDE

MEDICINA DESUMANA

ATITUDES CORRETAS

 

A HIGIENIZAÇAO DO DOENTE

 

 

 

TOPO

MENU

INDIQUE SITES

CIDADES DO RN

FALE CONOSCO