Gestos Humanos

gracamedeiros@terra.com.br 


02.06.2009

Alcoolismo na Família – Negar ou tomar Consciência?

--- Graça Medeiros*

Para quem convive com o drama do alcoolismo, no seu dia a dia, até que entenda o que acontece em sua volta, a mudança de comportamento, a priorização dada à bebida alcoólica... o caminho trilhado, que pode parecer mais fácil, é o da Negação.

Nega-se que a pessoa beba em excesso, que haja problema no âmbito familiar, que a situação econômica se complica, que a afetividade já não é mais a mesma... Enfim, todos do convívio entram num ‘oito’ de dificuldades, tristezas, desgostos, decepções, desespero,  não vislumbrando uma saída. Todos estão confusos. Tudo isso por medo, comodismo ou desconhecimento,  culpa, vergonha de encarar a realidade de frente e assumir uma postura correta que, pode não ser a mais fácil,  mas é a mais segura.

Nesse ponto surge uma pessoa, um convite, uma mensagem de Al-Anon - Associação de Amigos e Familiares de alcoólicos. Mensagem essa alvissareira, de Paz, de Esperança em dias melhores, de Consciência sobre a doença do alcoolismo – A doença da Família!

E, certamente, o ambiente familiar passará por mudanças antes nunca imaginada...

Se você, cara leitor(a), caro(a) amigo(a), enfrenta ou conhece alguém que enfrenta o drama que é conviver com um alcoólico, sugira, informe sobre o Al-Anon, estende a sua mão. Faça a sua parte. Sinta o prazer de levar essa Mensagem que tem salvado tantas Famílias, tantas Vidas!

---

*Assistente Social

------------------

ARTIGOS ANTERIORES

A CONSCIENTIZAÇÃO E O PRIMEIRO PASSO - AL-ANON

AL-ANON E A DÁDIVA DA SERENIDADE

UM PRESENTE PARA CADA FILHO

ALCOOLISMO, DOENÇA DA FAMÍLIA

TRABALHO EM EQUIPE, CAMINHO PARA A REALIZAÇÃO

 

TOPO

MENU

INDIQUE SITES

CIDADES DO RN

FALE CONOSCO