Gestos Humanos

gracamedeiros@terra.com.br 


02.06.2009

A Conscientização e o Primeiro Passo -  Al-Anon

--- Graça Medeiros*

A situação, o clima tenso em que se encontram as pessoas do convívio com um alcoólico, não nascem de uma hora para outra nem do dia para a noite.  Ao contrário,  vai tomando ‘corpo’, sendo construído um amontoado de dúvidas, medo, frustrações e desespero, ao longo do tempo. À medida que o álcool começa a reinar como a coisa mais importante na vida daquele que dele faz uso, já de forma constante, contínua e desvairada. Ao ponto de,  tudo o mais em sua volta não ter mais sentido se não estiver acompanhado da garrafa ou do copo.

Em Al-Anon se descobre que a Negação faz parte, não só para a pessoa que ingere o álcool, mas também para as pessoas que adoecem junto e que convivem nesse meio sem harmonia, sem segurança, sem alegria... Todos passam a viver numa vida de ‘faz de conta’, que está tudo bem, que os filhos não percebem, que os vizinhos  não enxergam, que o patrão acredita nas desculpas, as mais esfarrapadas. Assim, a vida se torna um teatro, no sentido mesmo de representar,  e todos entram no carrossel da Negação.

Acontece que essa situação, mais duradoura para uns, menos para outros, chega a um momento de ruptura. É o ponto de partida para aceitar a Programação Al-Anon e mudar o ‘foco’, de todos aqueles que estão convivendo e sofrendo as agruras que o alcoolismo provoca. É a Conscientização de que o alcoolismo é uma  Doença da Família e não só do alcoólico. É o Primeiro Passo sendo dado, cada um  aceitando a sua  impotência  frente a toda e qualquer atitude que não parta de si próprio.

É hora de procurar Al-Anon e fazer a Programação,  que tem como finalidade cuidar de todos que convivem com os doentes do alcoolismo.

Se for o seu caso, ou se conhecer alguém que necessite do Al-Anon, convide, indique, leve a uma reunião... Estenda a mão em solidariedade. Faça um contato com alguém que conhece ou procure informações pelo telefone.....  No período da tarde.

Ofereça a oportunidade de uma Vida melhor!

Boa Sorte!

---

*Assistente Social

------------------

ARTIGOS ANTERIORES

AL-ANON E A DÁDIVA DA SERENIDADE

UM PRESENTE PARA CADA FILHO

ALCOOLISMO, DOENÇA DA FAMÍLIA

TRABALHO EM EQUIPE, CAMINHO PARA A REALIZAÇÃO

 

TOPO

MENU

INDIQUE SITES

CIDADES DO RN

FALE CONOSCO