Artigos Técnicos
E-MAIL 


 

SAÚDE BUCAL E CÂNCER INFANTIL

Simone de Melo Norat Campos *

            O tratamento do câncer infantil, igualmente ao câncer no adulto, constitui-se de várias modalidades terapêuticas, podendo estar associadas ou não, como: cirurgia, radioterapia, quimioterapia e transplantes de medula óssea.

            Crianças portadoras de câncer podem apresentar complicações orais em decorrência da quimioterapia e/ou radioterapia. Sendo a boca um sítio comum para complicações, que podem ser imediatas e tardias, dependendo do tipo de câncer, do esquema de tratamento instituído e da idade da criança que esta sendo submetida ao tratamento, cerca de 40% dos pacientes submetidos ao tratamento de quimioterapia desenvolvem complicações na boca, aumentando para 90% em crianças com faixa etária menor que 12 anos.

 As complicações orais mais freqüentes associadas ao tratamento do câncer são: mucosite (inflamação tipo afta de forma mais severa), infecções, dor, alteração do paladar, sangramento. Essas complicações constituem uma importante causa de morbidade nas crianças com câncer, interferindo muitas vezes no protocolo de tratamento, podendo até colocá-las em risco de vida, especialmente para quem apresenta cáries, inflamações e outros problemas que devem ser tratados antecipadamente para não se agravarem. Previamente ao inicio do tratamento oncológico (do câncer) propriamente dito, o paciente deve ser rigorosamente examinado para identificação de suas patologias (doenças) bucais, que podem exacerbar-se no período de imunosupressão (defesas baixas).

            As patologias bucais encontradas nos pacientes oncológicos pediátricos não diferem daquelas encontradas nos adultos. Muitas dessas crianças têm menos de cinco anos de idade e nunca receberam orientação ou tratamento odontológico. Devido a todos esses fatores, a presença do cirurgião dentista junto à equipe multidisciplinar do tratamento do câncer infantil é essencial para oferecer melhores condições de saúde bucal antes, durante e após o tratamento quimioterápico e/ou radioterápico.

* Responsável pelo serviço odontológico da Casa Durval Paiva - de Apoio a Criança com Câncer 

--- 

ARTIGOS ANTERIORES

LAZER E CULTURA - UMA ALTERNATIVA NO TRATAMENTO DO CÂNCER INFANTIL

PRECISAMOS REAGIR

ESBOÇOS

DEVEMOS ACREDITAR EM CONTO DE FADA

 

Marketing - Marketing na Internet, eBook Marketing, Email Marketing, Marketing Sites de Busca, Marketing Viral.

TOPO

MENU

INDIQUE SITES

CIDADES DO RN

FALE CONOSCO