Artigos Técnicos
E-MAIL 


 

ESBOÇOS

Rabiscos da Arte na vida

Edízia Lessa*

Desde a pré-história que o ser humano busca se expressar. Quando não conhecíamos a palavra como hoje é difundida, expressávamos através de sons e gestos as nossas necessidades, rabiscávamos imagens nas paredes das cavernas recontando e registrando o nosso contexto social e familiar. Assim fizemos nascer a música, a dança, a pintura, a Arte: representando o nosso cotidiano e reinventando a realidade.

Refletindo a vida através deste aconchego perfeito herdado de nossos ancestrais, comunicando nossas emoções e reflexões, buscamos deste então interiorizar conceitos pré-estabelecidos e re-formular outros tantos visando o aperfeiçoamento humano.

Neste pensar, a Arte não somente retrata ou registra o seu tempo, faz emergir medos, anseios, angústias, desejos, fazendo valer de seu caráter inegavelmente terapêutico para trazer uma Arte como “uma força cuja finalidade deve desenvolver e apurar a alma humana” (KANDINSKY, Vassily – Pintor Expressionista Russo).

Neste intuito, no ano em que comemoramos o centenário de Nise da Silveira - psiquiatra alagoana que revolucionou o tratamento de doentes mentais no país, reformulando o conceito de Terapia Ocupacional, onde o doente passava a expressar seu problema artisticamente através de desenhos, cores e formas, ou através de alguma atividade que o fizesse sentir centrado e útil – buscamos enaltecer a Arte como processo revitalizador e re-estruturador de vidas. É essa “artimanha” que idealizamos para fazer valer da expressão artística e emoldurar força e energia na vida das pessoas, encontrando no sorriso, na alegria, no prazer, fontes inesgotáveis para a saúde física e emocional.

Como se dá isso? Bom, aí são rabiscos para um próximo esboço.

*Arte- Educadora da Casa Durval Paiva de Apoio à Criança com Câncer

--- 

ARTIGOS ANTERIORES

Devemos acreditar em contos de fada

 

Marketing - Marketing na Internet, eBook Marketing, Email Marketing, Marketing Sites de Busca, Marketing Viral.

TOPO

MENU

INDIQUE SITES

CIDADES DO RN

FALE CONOSCO