Artigos Técnicos
E-MAIL 


 

A NUTRIÇÃO E O CÂNCER  

Daisy Lima dos Santos *

            A primeira angústia de um paciente com câncer é a própria descoberta da doença e a segunda é: “o que eu posso comer a partir de agora?”. Neste momento o profissional nutricionista torna-se indispensável, uma vez que vai orientar o paciente a respeito de uma ingestão alimentar adequada, de acordo com suas necessidades nutricionais.

            O comprometimento do estado nutricional é uma condição freqüente nos pacientes oncológicos e está associado a maiores índices de morbidade, ou seja de doenças associadas, e mortalidade. Quanto mais bem nutrido estiver o paciente, melhor ele irá responder à terapêutica empregada, seja ela quimioterapia ou radioterapia.

            Diversos são os efeitos colaterais causados pelo tratamento oncológico. A maioria deles interfere diretamente no estado nutricional do paciente. Alguns dos efeitos mais comuns são perda de apetite, náuseas, vômitos, dificuldade de deglutir, alterações do paladar, entre outros. Para cada efeito adverso do tratamento há uma conduta nutricional a ser adotada, para isto o nutricionista deverá realizar a anamnese alimentar, avaliar o estado nutricional do paciente, através de parâmetros clínicos, físicos, antropométricos, laboratoriais e dietéticos, determinar as necessidades calóricas e adotar a conduta nutricional adequada. Muitas vezes, torna-se necessário empregar a terapia nutricional (uso de suplementos alimentares), que pode ser via oral, enteral ou parenteral, devido à baixa ingestão alimentar do paciente. Esta terapia tem como objetivo prevenir ou reverter a desnutrição, melhorar a qualidade de vida e reduzir as complicações do tratamento.

            Sem dúvida nenhuma assegurar uma melhor qualidade de vida ao paciente oncológico é o principal objetivo da equipe que o atende, e principalmente lhe garantir uma boa nutrição, condição que lhe vai permitir um dos maiores prazeres do ser humano que é alimentar-se bem.

* Nutricionista da CACC Durval Paiva

--- 

ARTIGOS ANTERIORES

SAÚDE BUCAL E CÂNCER INFANTIL

LAZER E CULTURA - UMA ALTERNATIVA NO TRATAMENTO DO CÂNCER INFANTIL

PRECISAMOS REAGIR

ESBOÇOS

DEVEMOS ACREDITAR EM CONTO DE FADA

 

Marketing - Marketing na Internet, eBook Marketing, Email Marketing, Marketing Sites de Busca, Marketing Viral.

TOPO

MENU

INDIQUE SITES

CIDADES DO RN

FALE CONOSCO